terça-feira, 21 de junho de 2011

O futuro!

Juramento Do cirurgião (Mario Gonzalez-Ulloa)

            Treinarei minhas mãos para que sejam suaves, rápidas e eficientes, servindo docilmente ao cérebro em sua função de curar.
            Aumentarei minha cultura médica e universal para que, na abundância, minha inspiração possa superar-se.
            Disciplinarei minha inteligência e o meu corpo para estar sempre em condições de ser o senhor do momento de trabalho, o dono da eventualidade e o capitão reconhecido da equipe.
            Controlarei minha palavra para que ordene, convença e transmita fé; a palavra será o reflexo de minha segurança.
            Cumprirei minhas obrigações de homem, porém meu maior objetivo será a Arte da Cirurgia; Distrações ou preocupações, perda de tempo ou futilidades não deverão impedir que assim proceda.
            Zelarei por minhas faculdades e manterei meu organismo em constante estado de saúde.
            Procurarei não trabalhar nem desfrutar em demasia.
            Serei humilde porque somente dessa forma estarei em condições  de ler no livro aberto de meus enfermos.
            Dominarei a técnica para mandar nos instrumentos e nos tecidos podendo sempre executar um trabalho eficiente.
            Trabalharei para que minha cirurgia seja útil, metódica, elegante, fazendo feliz um enfermo porque o alivia, e a mim por haver posto em ação minha faculdade criadora.
            Promoverei constantemente minha vocação para trabalhar pela felicidade imensa que produz o fazer-se bem uma coisa que sirva; minha prosperidade material poderá ser uma resultante, nunca um objetivo.
            Transmitirei conhecimento a outros, para que a ciência e a maravilhosa arte de curar progridam sem cessar; só por meio do ensinamento pode o cirurgião cumprir integralmente os postulados de seu ideal.
Aperfeiçoarei ininterruptamente meu trabalho, meu ambiente e a mim mesmo.
Estudarei e evoluirei continuamente, pondo-me em contato com outros,deles aprendendo e difundindo meu ideal.
Envidarei em disciplinar meus sonhos, pensamentos e atos.
Corrigirei o defeituoso para fazer com que, na normalidade, o homem encontre a estrada de sua autentica felicidade de sua verdadeira utilidade social.  
Amarei os homens: só com profunda caridade poderei realizar em cada intervenção um ato de bondade.
Respeitarei a ética da arte cirúrgica, fazendo o uso do mais puro sentimento de amor, para efetuar a indicação operatória.
Formarei minha equipe cuidadosamente, escolhendo pessoas que, como eu, comungue os mesmos ideais idênticos credo.

SE CUMPRIR ESSE JURAMENTO
Possa merecer o respeito e o afeto de meus enfermos, meus colegas e meus amigos;
Possa sentir sempre a felicidade do dever cumprido;
Possa, no instante de minha vida, encontrar o fragmento de Deus que existe na alma;
Possa, finalmente, encontrar a paz que me porá em contato com a energia essencial do mundo de meu espírito.
Amém.

Um comentário:

  1. Excelente postagem.
    Vou copiar uma hora desta e colocar também lá no professorflaviofurtadodefarias
    .
    Boas férias.

    ResponderExcluir